Planejamento Estratégico


fracassa por não planejar”
John L. Beckley

ninguém sobreviverá nesses tempos globalizados”
Michael Porter

sem uma compreensão do passado é ter um objetivo
sem conhecimento. Compreender o passado
sem um comprometimento com o futuro é ter
conhecimento sem objetivo”
Michael Porter

agora sobre os trabalhos e ações que serão necessários hoje
para merecermos um futuro. O produto final do
planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”
Peter Drucker

planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las”
Bernardinho

nunca ocorrem como foram planejadas”
Lúcio Costa

oportunidades e obter vantagens da empresa com os
desafios do ambiente, além de projetar e construir o futuro”
Pascale

fazer as coisas!”
Herb Kelleher

estratégico é um jogo de crianças”
Alan Michaels

futuras, mas com o futuro das decisões presentes”
Peter Drucker
“Planejamento com Estratégia na Prática, parece clichê mas muitas empresas não costumam misturar esses três assuntos, ou tem muito planejamento, ou muita estratégia ou apenas prática”
1. Identifique seus stakeholders
2. Defina uma identidade organizacional
3. Faça uma análise SWOT
4. Construa o mapa estratégico
5. Perspectiva financeira
6. Perspectiva de mercado
7. Processos internos
8. Recursos
9. Perspectivas
10. Indicadores estratégicos
11. Mensuradores da estratégia.
12. Metas S.M.A.R.T
13. Objetivos
14. Finalziação e montagem do Plano
Panorama Macro do Planejamento Estratégico
O que são metas inteligentes ou S.M.A.R.T?
leia em detalhes sobre as Metas Smart (em breve)
A abordagem SMART para lidar com objetivos saiu do mundo corporativo no início dos anos 80. Ele descreve um método para definir e trabalhar em direção a metas, e o acrônimo significa o seguinte:
- Específicos : definiremos claramente os objetivos da forma mais sucinta possível.
- Mensurável : identificaremos métricas para medir o progresso e o sucesso.
- Realizável : definiremos metas realistas que podem ser concluídas dentro de parâmetros específicos.
- Relevante : Temos que garantir que as metas valham a pena.
- Limite de tempo : atribuiremos prazos a metas e etapas de ação relacionadas, factíveis e viáveis.
"Planejamento com Estratégia na Prática, parece clichê mas muitas empresas não costumam misturar esses três assuntos, ou tem muito planejamento, ou muita estratégia ou apenas prática"
